Contrato de parceria: Como fazer.

O contrato de parceria é uma ótima solução para desenvolver projetos entre duas ou mais partes, sem a necessidade de estabelecer uma sociedade empresarial ou uma relação de emprego!

Através dele, pode-se combinar recursos, experiência e habilidades para o desenvolvimento de um projeto.

O que é um contrato de parceria?

Através do contrato de parceria, duas ou mais partes podem colaborar em um projeto, dividindo, assim, tarefas e responsabilidades.

Ou seja, nesse modelo de negócio, não existe a prestação de serviço em troca de dinheiro, e sim uma troca de recursos, habilidades e expertises.

Um contrato de parceria estabelece regras e responsabilidades atribuídas a cada integrante da parceria. Assim, reduzindo riscos e evitando atritos.

Benefícios de ter um contrato de parceria.

Com a elaboração desse contrato você:

• Divide as responsabilidades: Os parceiros agregam suas expertises, habilidades e assumem responsabilidades de acordo com seus conhecimentos. O que antes seria feito por apenas uma empresa ou pessoa, agora é dividido conforme as habilidades de cada parte!
  • Reduz os custos: Todos os custos e recursos do projeto serão divididos entre as partes. Assim, reduzindo os custos operacionais, além de dividir os riscos atrelados ao negócio.
  • Expande sua rede de contatos: Com a parceria, você compartilha as redes de contatos dos parceiros, expandindo suas conexões no mercado.

Elementos necessários.

Para assegurar o sucesso do projeto e evitar atritos, estruture um contrato conciso. Alguns elementos essenciais para a elaboração do contrato de parceria são:

Identificação das partes: Especifique todas as partes envolvidas no desenvolvimento do projeto, identificando todos os dados das mesmas. Como, por exemplo, o CPF/CNPJ, número de contato e endereço.

Descrição da parceria: Descreva o objetivo e o objeto da parceira, bem como as atividades que serão desenvolvidas.

Contribuição dos parceiros: Defina as responsabilidades de cada parceiro, obrigações, além das contribuições (financeiras, materiais e mão de obra).

Compartilhamento de custos e lucros: Determine como os custos serão divididos entre as partes, bem como os lucros obtidos.

Prazos e renovação: Estipule o prazo de duração dessa parceria e condições para renovação do contrato.

Confidencialidade: Inclua cláusulas a fim de proteger assuntos confidenciais acerca de determinados assuntos da parceria.

Rescisão do contrato: Determine os termos para rescindir o contrato, período para aviso prévio e multas a pagar.

Riscos de não possuir um contrato de parceria.

Não possuir um contrato dá abertura a conflitos, riscos na execução do projeto e até litígio judicial. Você fica vulnerável a:

• Quebra de sigilo: Uma vez que não haverá cláusulas de sigilo, informações importantes podem ser vazadas.
  • Desentendimentos financeiros: Com a falta de uma cláusula de custos e lucros, você fica vulnerável a disputas financeiras.
  • Divergência de interesses: Sem um contrato claro, você fica suscetível à conflitos e atritos por interpretações divergentes acerca das responsabilidades e divisão de custos.