Compartilhe:

Antecipação de Recebíveis: o que é e como fazer?

A antecipação de recebíveis é uma prática comum em empresas, utilizada com o objetivo de manter o fluxo de caixa de maneira mais sustentável. Além de ser um excelente recurso para garantir liquidez imediata em caixa.

Também é uma alternativa para pagar contas da sua empresa sem necessariamente recorrer a um empréstimo.

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é uma saída simplificada a curto prazo, para quem precisa de capital de firo.

É um recurso financeiro que permite às empresas receberem valores antes do prazo previsto. Assim, é possível receber dinheiro referente a vendas a prazo, parceladas, com duplicatas, carnês, cheques pré-datados , bem como a antecipação de recebíveis por cartão de crédito. Tudo isso antes do cliente ser cobrado.

Sendo, assim, uma ótimo alternativa de estabilizar o fluxo de caixa da sua empresa em momentos de aperto. Uma vez que antecipa a injeção de capital que pode auxiliar a pagar dívidas, por exemplo.

Em novembro de 2020, o Ministério da Economia criou o programa de antecipação de recebíveis do governo federal, o AntecipaGov. Essa iniciativa permite que empresas com contratos ativos solicitem a antecipação de até 70% dos recebíveis previstos.

Porém, essa facilidade tem um preço, as instituições financeiras que oferecem antecipação de recebíveis cobram taxas sobre o valor adiantado às empresas para que, dessa forma, assumam a responsabilidade pelo recebimento futuro dos títulos negociados. 

Como funciona?

Antes de tudo, é necessário entender quais instituições financeiras realizam a antecipação de recebíveis, bem como as taxas de juros cobradas pelas mesmas.

A antecipação pode ser feita em três modalidades, sendo elas:

  • Banco: taxas competitivas com maior burocracia;
  • Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs): taxas menores com processo de recebimento mais rápido, além disso isenção de IOF.
  • Factoring: taxas maiores com menos burocracia em relação aos demais.

Primeiramente, você deve identificar seus recebíveis futuros, como faturas e contratos a serem pagos por seus clientes.

Em seguida, analise quais bancos, operadoras financeiras ou techfins realizam esse serviço, bem como suas taxas.

Atente-se pois em casos específicos de empresas de alto faturamento, podem haver isenções. Porém, é comum que essas taxas sejam negociadas diretamente com a instituição.

Por fim, cadastre as informações das maquininhas de cartão de crédito no Internet Banking, caso a antecipação seja feita por intermédio de um banco, ou na plataforma da instituição financeira responsável pelo adiantamento, no caso das fintechs.

Antecipação X Empréstimo

A principal diferença entre a antecipação de recebíveis e o empréstimo é que, na primeira, você empresta um dinheiro que você já receberia, enquanto no último, você empresta um dinheiro que não é seu.

Em toda e qualquer operação de oferta de crédito, o credor (nesse caso, a instituição financeira) avalia os riscos da inadimplência. Para essa análise, a instituição considera a saúde financeira da sua empresa, as entradas e saídas, bem como o fluxo de caixa.

Através dessa análise, ela estipula o risco e a taxa de juros. Até aqui, o processo ocorre da mesma maneira para a antecipação e para o empréstimo.

Porém, a solicitação de empréstimo possui um fator de risco atrelado ao pagamento. Uma vez que a sua empresa está solicitando um dinheiro que não te pertence. Enquanto na antecipação, você está solicitando um dinheiro que já está previsto para chegar.

Portanto, o risco de inadimplência acaba se tornando muito baixo. Assim facilitando a obtenção dos valores com taxas menores.

Quais são os tipos de recebíveis?

Existem diversos tipos de recebíveis, cada um com suas especificidades. Porém, não é sempre que a antecipação pode ocorrer. Portanto, negocie com a sua instituição financeira. Dentre os tipos recebíveis, destacamos:

Boletos bancários emitidos

Antecipe o recebimento de valores de boletos emitidos aos seus clientes.

Geralmente, os boletos já são configurados para um pagamento a curto prazo, fazendo com que esse seja o modelo ideal para a antecipação.

Empréstimos e financiamentos

Se a sua empresa possui empréstimo ou financiamentos, essa é uma oportunidade para antecipar os pagamentos futuros.

Assim, aliviando as pressões de caixa de curto prazo.

Recebíveis de cartão de crédito

Você também pode antecipar valores a curto e médio prazo dos pagamentos com cartão de crédito por seus clientes.

Para isso, basta integrar o sistema para ter acesso à documentação e enviá-la à instituição.

Depósitos em conta

Outra forma de antecipação é através dos depósitos direto em conta.

Confira com a instituição qual o tipo de comprovação da operação é requisitado.

Títulos Financeiros

Títulos financeiros também podem ser antecipados para obter recursos imediatos.

Se a sua empresa precisa de capital para oportunidades estratégicas ou emergenciais, essa opção é a ideal.

Duplicatas a receber

Através desse recebível, a sua empresa pode operar a antecipação por títulos de crédito gerados a partir de vendas a prazo.

Essa operação permite às empresas converter valores pendentes em recursos imediatos.

Cheques pré-datados

Por fim, se a sua empresa opera com cheques, a antecipação de recebíveis pode ser uma boa alternativa de manter a saúde financeira da empresa e adiantar pagamentos que viriam em alguns meses.

Quais são as vantagens da antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis possui diversas vantagens quando comparada a outras linhas de crédito disponíveis no mercado, aqui destacamos:

Menos burocracia

Por conta do risco baixo para as instituições financeiras, a carga burocrática é mais baixa que a de outros recursos.

Mais liquidez

Com a antecipação, você resgata valores para o seu caixa em pouco tempo.

Redução dos juros

Geralmente, as taxas costumam ser mais baixas do que as cobradas pelos bancos no rotativo do cartão de crédito e no cheque especial. E, uma vez que o risco de inadimplência é menor do que nas modalidades anteriores, as taxas de juros também reduzem.