A gestão de cobranças é essencial para garantir a saúde do seu fluxo de caixa. Esse processo envolve planejamento e alinhamento do time. Portanto, para garantir bons resultados, é necessário que você estruture métodos para organizar os processos internos.
O que é a gestão de cobranças?
A gestão de cobranças é a administração dos clientes que possuem faturas em aberto e, consequentemente, podem se tornar inadimplentes.
Uma gestão mal aplicada pode aumentar a taxa de inadimplentes e causar sérios danos à saúde financeira da sua empresa.
Portanto, para manter o bom funcionamento dessa organização, é necessário que você tenha os dados referentes a:
- Clientes com pagamentos pendentes
- Clientes com faturas em aberto, porém dentro do prazo de vencimento
- Antigos clientes com faturas fechadas.
Ademais, para uma gestão eficiente é necessário que você mantenha uma comunicação humanizada, para manter o bom relacionamento com o cliente e evitar uma imagem negativa atrelada a marca.
Quais são as vantagens?
Uma gestão de cobranças eficiente afeta positivamente a sua empresa em diversos setores.
Mantém um bom relacionamento com o cliente.
A percepção da sua marca crescerá positivamente a partir do momento em que o cliente notar o cuidado tomado nas cobranças. Além de reduzir ruídos na comunicação e evitar inconvenientes.
Reduz a taxa de inadimplência.
Com um bom processo de gestão de cobranças, você estimula seus clientes a quitarem dívidas e pagarem com antecedência e dentro do prazo. Assim, reduzindo a taxa de inadimplência.
Melhora a saúde financeira da sua empresa.
Através do aumento da frequência dos pagamentos e da redução da inadimplência, consequentemente, sua empresa contará com uma maior previsibilidade econômica. Assim, auxiliando no planejamento e gestão financeira, dando mais segurança ao planejar investimentos e expansões.
3 dicas para tornar sua gestão de cobranças mais eficiente.
Pensando em otimizar o processo de gestão de cobranças da sua empresa, o time Emprework separou 3 dicas para você!
Padronize as abordagens
A sua empresa precisa ter uma linguagem própria e, para isso, é necessário padronizar a abordagem. Dessa forma, você evita ruídos na comunicação e garante que um assunto tão delicado quanto esse seja abordado de forma positiva e cautelosa.
Utilize técnicas de renegociação
Quanto mais tempo a dívida se estender, mais se acumulam os juros, e, assim, o cliente acaba ficando mais distante de quitar a dívida. Portanto, é necessário utilizar técnicas de renegociação, a fim de potencializar os resultados.
Utilize indicadores na gestão de cobranças
O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado, portanto, para uma gestão de cobranças eficiente é necessário que você utilize indicadores para entender os números reais e como estão os resultados das ações que você aplicou.