Ter uma boa gestão orçamentária é o primeiro passo para manter a saúde financeira da sua empresa em dia. Ao gerir uma empresa, além de manter o controle das entradas e saídas do caixa, também é necessário manter o equilíbrio entre ambos para viabilizar o crescimento.
O que é gestão orçamentária?
Consiste na administração e o planejamento financeiro elaborados a partir da estimativa das receitas e despesas futuras da empresa. Ou seja, é a previsão das atividades que trarão algum gasto ou lucro. Ela auxilia a identificar o capital disponível, prever as receitas, assim como os investimentos futuros.
Qual é a sua importância?
A gestão orçamentária evita que a empresa entre em prejuízo por não ter conhecimento da verba disponível para novos investimentos. Além de trazer clareza e exatidão acerca das informações financeiras.
Como aplicar?
Para aplicar a gestão orçamentária, é preciso dividir em três etapas, sendo elas:
- Elaboração do plano orçamentário
- Simulação de possíveis cenários
- Acompanhamento e verificação dos resultados
Elaboração do plano orçamentário
Nesta etapa é preciso definir a projeção do faturamento (fixo e variável) e dos custos (variáveis, operacionais e com a equipe) e o capital de giro necessário. Ou seja, analise se você possui um recebimento recorrente e faça a projeção do quanto receberá no prazo definido, a fim de definir a projeção do seu faturamento. Já na definição de custos, coloque todos os gastos com marketing, ferramentas e softwares, a estrutura da sua empresa, os suprimentos, assim como o valor investido com a sua equipe. Por fim, na definição do capital de giro, defina o valor que será necessário ter em caixa para investir nas futuras demandas.
Simulação de possíveis cenários
Ao criar planejamentos e estratégias para a sua empresa, se faz necessário manter-se realista, e consequentemente, preparado para enfrentar um cenário mais truculento. A simulação de cenários se faz necessária para analisar e se preparar para um cenário positivo assim como um negativo. Nesta etapa você traçará estratégias, a fim de manter a integridade da saúde financeira da sua empresa, em ambos os casos.
Acompanhamento e verificação dos resultados
Assim que implementado o planejamento, mantenha o acompanhamento constante dos resultados, com a finalidade de verificar os resultados atingidos.
Você pode utilizar indicadores de desempenho para mensurar esses resultados e identificar se a empresa está obtendo um avanço satisfatório, como por exemplo:
- Margem de Lucro: Indica a porcentagem de lucro que você ganha de um produto ou serviço, retirando os gastos e despesas para produção e disponibilização dele.
- EBITDA: É um indicador que informa o lucro da empresa, antes de serem descontados os juros e impostos.
- ROIC: Mensura o retorno que a empresa teve por meio de um investimento.
- Ponto de Equilíbrio: Calcula a quantidade de receita mínima para cobrir os custos e despesas.