Gestão orçamentária: o que é?

Gestão orçamentária

Ter uma boa gestão orçamentária é o primeiro passo para manter a saúde financeira da sua empresa em dia. Ao gerir uma empresa, além de manter o controle das entradas e saídas do caixa, também é necessário manter o equilíbrio entre ambos para viabilizar o crescimento.

O que é gestão orçamentária?

Consiste na administração e o planejamento financeiro elaborados a partir da estimativa das receitas e despesas futuras da empresa. Ou seja, é a previsão das atividades que trarão algum gasto ou lucro. Ela auxilia a identificar o capital disponível, prever as receitas, assim como os investimentos futuros.

Qual é a sua importância?

A gestão orçamentária evita que a empresa entre em prejuízo por não ter conhecimento da verba disponível para novos investimentos. Além de trazer clareza e exatidão acerca das informações financeiras.

Como aplicar?

Para aplicar a gestão orçamentária, é preciso dividir em três etapas, sendo elas:

  • Elaboração do plano orçamentário
  • Simulação de possíveis cenários
  • Acompanhamento e verificação dos resultados

Elaboração do plano orçamentário

Nesta etapa é preciso definir a projeção do faturamento (fixo e variável) e dos custos (variáveis, operacionais e com a equipe) e o capital de giro necessário. Ou seja, analise se você possui um recebimento recorrente e faça a projeção do quanto receberá no prazo definido, a fim de definir a projeção do seu faturamento. Já na definição de custos, coloque todos os gastos com marketing, ferramentas e softwares, a estrutura da sua empresa, os suprimentos, assim como o valor investido com a sua equipe. Por fim, na definição do capital de giro, defina o valor que será necessário ter em caixa para investir nas futuras demandas.

Simulação de possíveis cenários

Ao criar planejamentos e estratégias para a sua empresa, se faz necessário manter-se realista, e consequentemente, preparado para enfrentar um cenário mais truculento. A simulação de cenários se faz necessária para analisar e se preparar para um cenário positivo assim como um negativo. Nesta etapa você traçará estratégias, a fim de manter a integridade da saúde financeira da sua empresa, em ambos os casos.

Acompanhamento e verificação dos resultados

Assim que implementado o planejamento, mantenha o acompanhamento constante dos resultados, com a finalidade de verificar os resultados atingidos.

Você pode utilizar indicadores de desempenho para mensurar esses resultados e identificar se a empresa está obtendo um avanço satisfatório, como por exemplo:

  • Margem de Lucro: Indica a porcentagem de lucro que você ganha de um produto ou serviço, retirando os gastos e despesas para produção e disponibilização dele.
  • EBITDA: É um indicador que informa o lucro da empresa, antes de serem descontados os juros e impostos.
  • ROIC: Mensura o retorno que a empresa teve por meio de um investimento.
  • Ponto de Equilíbrio: Calcula a quantidade de receita mínima para cobrir os custos e despesas.

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