Uma gestão imobiliária eficiente é essencial para destacar e estruturar incorporadoras e imobiliárias no mercado. Composta por 4 pilares de gestão (financeira, patrimonial, de pessoas e de clientes), auxilia na estruturação de estratégias, alinhamento e otimização dos processos.
O que é Gestão Imobiliária?
A gestão imobiliária é um conjunto de ações, práticas e ferramentas que viabilizam a redução dos custos operacionais, o aumento na captação de novos clientes e a otimização e alinhamento das atividades internas dos colaboradores.
Como aplicar uma Gestão Imobiliária eficiente?
Apesar de muito consolidado e próspero, o mercado imobiliário está sujeito às mudanças macroeconômicas. Para evitar e reduzir os impactos das instabilidades financeiras, é necessário aplicar uma gestão eficiente.
A fim de compreender todos âmbitos que garantem prosperidade e o bom funcionamento da sua empresa, dividimos a gestão imobiliária em 4 pilares principais, sendo estes: gestão financeira, gestão de pessoas, gestão patrimonial e gestão de clientes.
Gestão Financeira
Manter uma boa gestão financeira da sua imobiliária não é uma tarefa fácil, portanto, separamos 3 dicas para você manter o controle da saúde financeira da sua empresa:
- Mantenha o fluxo de caixa atualizado
- Segmente as receitas fixas e as receitas variáveis
- Estruture um planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo
- Dica bônus: Terceirize a gestão financeira da sua imobiliária e conte com consultores especialistas para cuidar da saúde financeira da sua empresa, confira nossas soluções aqui.
Gestão de Pessoas
Com o aumento de demandas provenientes do volume de clientes e suas exigências, as imobiliárias acabam reduzindo os esforços para a gestão de pessoas.
Não se esqueça que o público interno da sua imobiliária são os corretores! Ao demandar atenção aos cuidados dos colaboradores você reduz a rotatividade, aumenta a produtividade e desenvolve um bom clima organizacional.
Separamos 3 dicas para desenvolver uma gestão de pessoas eficiente em sua imobiliária, confira:
- Faça a integração do novo colaborador
- Toda contratação deve vir acompanhada de um onboarding do colaborador para evitar falhas de comunicação no futuro, apresente a estrutura, o time e a cultura da empresa.
- Conheça o seu time
- O mapeamento de perfil dos colaboradores te auxiliará a entender as tomadas de decisão, as abordagens e os métodos que cada um utiliza, o que pode ser adaptável, quais perfis estão em excesso e quais estão escassos. Existem diversas ferramentas disponíveis para realizar o mapeamento de perfil dos seu time, mas por compreender os perfis dominantes e decifrar as competências socioemocionais das pessoas, nós recomendamos o método DISC.
- Mantenha a Transparência
- Os corretores estão no core business e representam a empresa perante os clientes, portanto, se faz necessário manter uma política clara em relação aos rodízios e definir com antecedência o direcionamento de novos clientes.
Gestão Patrimonial
A gestão patrimonial refere-se a administração de bens, com o propósito de controlar os empreendimentos por meio do acompanhamento do patrimônio.
Ou seja, a imobiliária precisa conhecer bem os imóveis sob sua responsabilidade, a fim de identificar o potencial de valorização e avaliar a necessidade de novos investimentos.
Tendo em vista os benefícios, trouxemos 3 dicas de gestão patrimonial par aplicar na sua imobiliária:
- Mantenha as documentações referentes aos tributos atualizadas.
- Realize um planejamento estratégico e, principalmente, orçamentário.
- Implemente uma fiscalização sob os bens, a fim de evitar inconsistências nos dados.
Gestão de Clientes
A gestão de clientes é aplicada com o intuito de gerar novas oportunidades de negócios e recuperar negócios que não tiveram andamento.
Esse método tem como objetivo organizar a analisar as informações do público, bem como prospectar e potencializar as vendas.
Para implementar a gestão de clientes na sua imobiliária você pode aplicar algumas técnicos, como por exemplo:
- Mantenha um histórico atualizado dos contatos com o cliente.
- Realize um follow-up.
- Utilize um software de CRM.
Quais são os benefícios da Gestão Imobiliária?
Uma boa gestão aplicada impulsiona o desenvolvimento da imobiliária através de uma administração mais eficiente.
Garantindo a expansão da cartela de produtos e serviços, aperfeiçoamento no atendimento, bem como a economia nos custos operacionais e a potencialização dos lucros.